Concurso Previsto da Receita Federal em 2017



  

Certame tem previsão de preencher vagas para os cargos de analista e assistente técnico administrativo.

Para quem estuda para concursos públicos e aguarda o lançamento de um importante edital aqui vai uma boa informação. O Ministério da Fazenda enviou recentemente uma solicitação para o Ministério do Planejamento a fim de realizar concurso para preencher cargos de nível superior e médio. Com isso, cresce a expectativa para o concurso da Receita Federal do Brasil.

Especula-se que o órgão pode realizar o certame entre o segundo semestre de 2017 e o início de 2018. No pedido enviado, o Ministério da Fazenda deu prioridade para cargos das áreas que oferecem apoio como analista e assistente técnico administrativo.

Atualmente, o órgão necessita de mais de 4 mil funcionários. Contudo, visando obter a autorização para realizar o novo concurso, a solicitação se deteve ao número de posições que não estão preenchidas por servidores: cerca de 1.161, sendo 257 para analista e 904 para assistente. As oportunidades serão distribuídas por vários estados do Brasil.

A remuneração oferecida será de R$ 5.409,09 para o cargo de nível superior e de R$ 4.137,97 para o de nível médio. Os benefícios percebidos pelos candidatos nomeados são: adicional por qualificação, auxílio-saúde, adicional de cursos de capacitação, auxílio-creche e auxílio alimentação. Para ambas as funções, a jornada de trabalho corresponde a 40 horas por semana.





O Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda (Sindfazenda) destacou que a necessidade para realização do concurso é urgente, tendo em vista não só a importância dessas carreiras para atuação da Receita Federal, como também o grande número de servidores que já se aposentaram. Além disso, o sindicato ressaltou que grande parte dos servidores da área administrativa entrará com pedido de aposentadoria, pois em 2018 terão direito à incorporação dos valores, o que garantirá um montante mais próximo ao integral da gratificação por desempenho.

Por tradição, a banca responsável pela organização do concurso é a Escola de Administração Fazendária (Esaf).

O último concurso para o cargo de assistente técnico administrativo ocorreu em 2014. Foram anunciadas 1.026 vagas e houve mais de 263 mil inscrições no país. As disciplinas cobradas foram: português, informática, atualidades, ética, gestão de pessoa e atendimento ao público, regime jurídico e administração pública.

Já a última seleção para analista ocorreu em 2013 e as 347 vagas foram disponibilizadas paras as especialidades de pedagogia, engenharia, ciências contábeis e arquitetura e urbanismo.

Por Melisse V.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *