Concurso Público – Como surgiu, História



  

Hoje em dia,quase todo mundo quer passar num concurso público. Mas nem sempre as coisas foram assim. No Brasil-Império,com efeito,o imperador é que escolhia ou exonerava todos os cargos ao seu bel-prazer. Esse tipo de postura para os concursos ainda duroumuito tempono país, inclusive no regime republicano de 1889. Marechal Deodoro da Fonseca permitiu que os cargos fossem escolhidos somente pelos governantes.

Depois,como golpe do Estado Novo por parte de Getúlio Vargas, a constituição foi mais uma vez promulgada. Agora o artigo 170, 2° dizia que a nomeação para cargos públicos deveria acontecer sob forma imparcial, ou seja,bem parecido com as provas dos nossos dias atuais. Assim, em 1967, com a nossa sexta constituição, foi obrigado a realização de concursos para cargos públicos.Já os cargos chamados de confiança não precisam disso, detalhe que vigora até hoje.





Aliás, é bastante importante saber a história dos concursos públicos, afinal, quando estamos informados, somos capazes de mudar para melhor. Para maiores informações, consulte a atual Constituição Federal a respeito das nomeações para cargos de aspecto público. O povo brasileiro é, sem dúvida, um dos que mais participam de certames que, além de oferecerem, em geral,bons salários,também garantem certa estabilidade para o indivíduo.

Por Madson Lima de Oliveira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *