Aprovação do presidente Bolsonaro é superior a 50% da população



Estamos rumo ao final de mais um ano e desde o dia 1º de janeiro de 2019 o Brasil vem sendo presidido por Jair Messias Bolsonaro, eleito em 2018. Dessa forma, estamos no segundo ano de mandato do presidente. Nestes dois anos podemos dizer que muitas coisas aconteceram, mas até o momento a que mais marca esse mandato é o enfrentamento desta pandemia, que levou o governo do Brasil a tomar algumas medidas, gerando como sempre, muita polêmica. Assim, podemos ver brasileiros satisfeitos e também insatisfeitos com nosso governante.

Diante disso foi realizada uma pesquisa para ver se o governo de Bolsonaro tem a aprovação dos brasileiros. O resultado da pesquisa foi divulgado no dia 14 de outubro deste ano de 2020.



Já de início, em termos gerais podemos dizer que o governo presidido por Jair Messias Bolsonaro recebeu aprovação por parte de 52% dos entrevistados. O percentual que desaprovou o governo foi de 42%, enquanto que 7% preferiram ou não souberam dar a sua opinião.

Olhando assim em termos finais e gerais podemos até dizer que a maioria dos brasileiros têm gostado de Bolsonaro na presidência. Mas se considerarmos o número de desaprovação podemos concluir que os números de aprovação e desaprovação estão muito próximos, o que coloca em evidência uma certa instabilidade.



De acordo com os dados divulgados pela instituição responsável pela pesquisa, desde o mês de agosto deste ano, os números se mantiveram nas casas atuais.

Os dados para a realização da pesquisa foram coletados entre os dias 12 e 14 do mês de outubro. A pesquisa foi feita por meio de telefonemas para telefones fixos e aparelhos celulares. No total forma ouvidas 2.500 pessoas que residem em mais de 500 cidades, distribuídas em todos os estados brasileiros inclusive no Distrito Federal. Como ocorre com todas as pesquisas, existe uma margem de erro de 2 pontos, tanto para aprovado quanto para desaprovado.

Algo que ficou em destaque durante a realização desta pesquisa foi em relação a pergunta sobre a “percepção sobre a administração de Bolsonaro”. As respostas eram totalmente opostas entre pessoas de sexos diferentes. Os homens em 60% aprovam o novo governo, enquanto que 45% das mulheres não aprova. Aliás, esta discrepância entre os sexos pode ser observada desde o ano de 2018, quando Bolsonaro ainda era candidato e as mulheres já manifestavam em sua maioria não gostar dele para chefe do governo.

Outros detalhes também puderam ser observados, como por exemplo as pessoas com idades de 25 entre 44 anos, em 56% aprovam o governo Bolsonaro, assim como as pessoas com ensino médio completo ( 58%) e também pessoas com renda máxima de 2 salários ( 56%). Mas o que aprovaram mais são pessoas que residem na região norte do país, que foi um percentual de 64%.

Em relação aos brasileiros que desaprovam o governo de Boslonaro temos pessoas com idade inferior a 24 anos que em 62% não aprovam. Temos também 52% de desaprovação por parte brasileiros com formação de nível superior. Aqueles que possuem uma renda superior a 5 salários, que somam 60% e por último pessoas que residem no Nordeste do Brasil.

Como dito anteriormente estes números ficaram um pouco estáveis desde o mês de agosto, período em que muitos brasileiros ainda estavam recebendo o Auxílio Emergencial no valor de R$600.

Porém, resta saber se a opinião destas pessoas se manterá agora que o valor do auxílio caiu para R$300. Será que a opinião pública ao chegar ao fim do pagamento do Auxílio, previsto para dezembro continuará aprovando o governo de Jair Bolsonaro? Ao que podemos notar entre aprovação e desaprovação os percentuais estão muito próximos. O que significa que o governo terá que tentar novos meios que aumentar este percentual de aprovação e não permitir que as posições se invertam.

Siir Montes

Post Anterior

Não há mais posts

Próximo Post

Não há mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *