Inscrições seguem abertas até o dia 05 de agosto.
Você é do sexo masculino?
Nasceu entre 01 de Janeiro de 1977 e 31 de Dezembro de 1987?
Possui formação teológica no nível superior?
É sacerdote católico ou senão é pastor evangélico?
Então se você tiver todos os requisitos descritos acima, basta acessar até o dia 05 de Agosto de 2016 o endereço www.eb.mil.br/web/ingresso e realizar a sua inscrição para o Concurso da EsFCEx – Capelão.
Para esse tipo de concurso de admissão/2016 ao Estágio de Instrução e Adaptação ao Quadro de Capelães Militares em 2017 é preciso realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 120,00 até a data limite.
Quais são as etapas que fazem parte desse programa?
Como todo programa, fique atento à realização da prova, da inspeção de saúde e demais exames. Para esse último item temos a radiografia com relação aos campos pleuro-pulmonares, a sorologia para o Lues e o HIV, a reação correspondente ao Machado-Guerreiro, o hemograma completo, junto com a tipagem sanguínea e o fator RH, e o coagulograma, a parasitologia de fezes, o sumário de urina, o teste ergométrico, o eletroencefalograma, a radiografia panorâmica referentes às arcadas dentárias, a audiometria, a sorologia para hepatite B (com destaque para o HBsAg e o Anti-HBc) e a hepatite C, o exame de porte oftalmológico, a glicemia onde deve estar em jejum, a ureia e a creatinina, a radiografia da coluna cervical, da torácica e do lombar sempre com o laudo e o exame toxicológico onde com destaque temos a larga janela de detecção que deve ser superior a 30 dias.
Outros tipos de pontos que você ainda prestar bem atenção é a verificação dos seus documentos para não ficar de fora de nenhuma parte desse programa, tanto que quando mencionamos a prova, a qual é conhecida no processo seletivo como “Exame Intelectual” onde vai apresentar 40 questões (20 na parte de Conhecimentos Gerais – Língua Portuguesa e os outros 20 de Conhecimentos Específicos – Teologia).
No começo mencionamos sobre sacerdote católico e pastor evangélico, correto?
Então podemos dizer que o candidato católico romano precisa de duas vias, sendo uma assinada pelo Bispado e que o ordenou e outra pelo Bispo da diocese onde trabalha (no caso de clero secular) ou uma via assinada pelo Superior Provincial do próprio candidato (clero religioso).
Já para o candidato evangélico que é Pastor Auxiliar deve apresentar uma via assinada pelo Presidente da Igreja ou se ele for Pastor Presidente deve apresentar uma via assinada pelo seu superior na hierarquia eclesiática (temos a Coordenadoria, o Sínodo, a Junta, o Concílio, a Convenção, a Ordem dos Ministros Evangélicos, o Conselho de Ministros ou tantos outros).
Por Fernanda de Godoi