Concurso IBGE 2018 – Vagas para Recenseadores

Concurso oferta 1.152 vagas temporárias para Recenseadores.

IBGE acaba de disponibilizar o edital referente ao concurso para contratação temporária de Recenseadores. O novo concurso é uma continuação do concurso promovido no início do ano visando preencher as vagas dos profissionais que realizarão o senso agropecuário de 2017.

O novo processo seletivo tem como objetivo selecionar os profissionais nas UF/Áreas de trabalho que no concurso anterior tiveram um número de aprovados menor que o número de vagas ofertadas, tiveram sua lista de candidatos classificados exaurida ou não tiveram candidatos inscritos.

As vagas para esse novo processo seletivo totalizam em 1.152, distribuídas nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Para, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande Do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Haverá vagas destinadas a portadores de deficiência física, 5% das vagas, e vagas destinadas a “pessoas pretas ou pardas”, 20% das vagas. O salário é variável, dependendo do volume de pesquisas realizadas, podendo chegar a R$3 mil mensais. A carga horária é descrita no edital como sendo no mínimo 25 horas semanais. As inscrições começam no dia 23/10/2017 e vão até o dia 06/11/2017, e serão realizadas exclusivamente em postos de inscrição providos pelo órgão.

Diferente do processo seletivo anterior, dessa vez o IBGE adotou um sistema simplificado onde só serão avaliados os títulos dos candidatos. A justificativa é a urgência das contratações, dado que o censo agropecuário já está sendo realizado. Dessa forma, a escolaridade mínima para prestar o concurso, que é o ensino fundamental completo, valerá 1 ponto ao candidato. O ensino médio incompleto valerá 3 pontos, ensino médio completo 5 pontos, ensino superior incompleto 7 pontos, ensino superior completo 10 pontos. Os pontos não são cumulativos, sendo, portanto, a pontuação máxima igual a 10 pontos. Como é previsto um número grande de candidatos empatados na análise de títulos, se utilizará como critério de desempate a idade, de forma que, como já é praxe em concursos, o mais velho fique melhor classificado.

O resultado preliminar sai ainda no dia 7 de novembro. Para entrar com recursos, os candidatos deverão interpô-los exclusivamente nos dias 7 e 8 de novembro. O resultado final, com os candidatos classificados e não eliminados saí logo no dia 9 de novembro.

Caso o candidato esteja classificado dentro do número de vagas para região a qual se candidatou, deverá procurar o posto de inscrição no mesmo dia da liberação do resultado. Lá ele deverá ser informado do treinamento que deverá realizar. O treinamento terá caráter classificatório e eliminatório, com duração de 4 dias, sendo 8 horas diárias. O candidato deverá ter 100% de frequência no curso de treinamento, bem como um mínimo de 40% de acertos na prova final. Só fará jus a uma ajuda de custo durante o treinamento o candidato que tiver 100% de frequência. Para a escolha do setor censitário dentre aqueles oferecidos ao recenseador, será utilizada a nota do treinamento.

Se for aprovado, será assinado um contrato de 30 dias, sendo o mesmo prorrogado conforme a necessidade. É estimado que os trabalhos dos recenseadores sejam concluídos em 5 meses. Ao término do contrato, o trabalhador ainda fará jus a 13º salário e pagamento de férias proporcionais ao tempo trabalhado.

Para os candidatos classificados em uma posição acima do número de vagas da região a qual de inscreveu, o edital prevê o caso em que este poderá ser convocado, respeitando-se a ordem de classificação e desde que concorde, para ocupar vagas de regiões vizinhas que não tiveram um total de classificados suficiente.

O concurso é uma excelente opção para quem precisa de uma oportunidade imediata para trabalhar e que reside nas cidades listadas no edital. Da data inicial para inscrições até a data provável para o treinamento haverá um espaço de menos de um mês! Veja a lista completa dos municípios/regiões no arquivo fornecido pelo IBGE: anexo1.pdf (www.ibge.gov.br/component/rsfiles/download-file/files.html?path=novoportal%252FTemporario%252FEdital%2B21%252Fedital_03_recenseador_2017_anexo_I.pdf&Itemid=6739).

Veja também o edital completo: edital3.pdf (www.ibge.gov.br/component/rsfiles/download-file/files.html?path=novoportal%252FTemporario%252FEdital%2B21%252Fedital_03_recenseador_2017.pdf&Itemid=6739).

Por L. de Souza Lima

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies