Concurso PM SE 2018 – Inscrições Abertas




Certame oferta vagas para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Sergipe.

Na região nordeste do Brasil está aberto novo concurso público. Este é o novo certame promovido pelo departamento da Polícia Militar do Estado do Sergipe e pelo setor do Corpo de Bombeiros, cujos editais foram divulgados por meio do Diário Oficial na última quarta-feira, dia 04 de abril de 2018. São dois editais anunciando a abertura deste novo processo seletivo para dois tipos de cargos na PM-SE. O número de vagas à disposição é de 300 para a carreira de Soldado da Polícia Militar e mais 30 destinadas ao posto de Aspirante. Os mesmos cargos são ofertados para o departamento de Bombeiros.

A banca responsável pela organização será o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O período de inscrições iniciou no dia 09 de abril e se estenderá até o dia 08 de maio de 2018. O valor estipulado para a taxa é de 100 reais para os dois cargos.


Com relação aos pré-requisitos, o cargo de soldado da PM exige a posse de nível médio completo, enquanto que, o cargo de aspirante exige bacharel em Direito. No órgão de Bombeiros a exigência é a posse de nível médio para o cargo de Soldado e de graduação superior para Aspirante; estar com idade mínima de 18 anos e idade máxima de 35 anos; possuir 1,65m de altura mínima, no caso dos candidatos homens e 1,60m de altura mínima em relação às candidatas mulheres.

A remuneração inicial paga aos aprovados, nomeados e empossados será de R$ 3.370,00 para Soldado e R$ 9.236,39 para Aspirante.

O itinerário de fases deste certame será o seguinte:

Os exames serão realizados em períodos de dias diferentes; já que o processo iniciará em 60 dias contados da publicação do edital. Os candidatos aprovados serão empossados em seus devidos cargos a partir do ano de 2019, dado que este processo de seleção conta muitas etapas importantes. O caderno de provas consistirá de questões objetivas; em seguida serão realizados os devidos testes psicológicos; o Teste de Aptidão Física; a fase de investigação social de personalidade; como também haverá a devida prova de títulos para cargo de gestor e de guarda prisional, além do posterior curso de formação.


Para a carreira de Soldado as provas serão realizadas no dia primeiro de julho de 2018.

Entre as matérias que compõem o conteúdo programático está o estudo sobre o Estado do Sergipe e a legislação relacionada. De acordo com informações angariadas do anterior Concurso promovido pela PM-SE, o roteiro programático seguiu o seguinte caminho: iniciou com a prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório; seguida da devida Investigação Social de caráter somente eliminatório; na fase seguinte foram realizados o Exame Métrico e o Teste de Aptidão Física, os quais foram de caráter somente eliminatório, finalizando com a Avaliação Psicológica, somente de caráter eliminatório.

Sumarizando, as informações básicas deste certame são as seguintes:

Processo seletivo promovido pela Polícia Militar de Sergipe; a banca organizadora será a IBFC; os cargos ofertados são os de Soldado e de Aspirante; em termos de instrução escolar exigida, ele abrange dois: nível médio e nível superior completos; o número total de vagas constitui 330 postos; os salários chegam a 9 mil reais; o período de inscrições foi estabelecido entre os dias 09 de abril e 08 de maio de 2018; a taxa estipulada para a inscrição, nos dois cargos, é de 100 reais e a data de realização da prova objetiva está marcada para o dia primeiro de julho de 2018.

Por Paulo Henrique dos Santos

Related Post



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *