Uma excelente notícia para quem aguarda mais concursos públicos para 2018. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, estará em breve abrindo o seu mais novo certame. Conforme informações, a autarquia confirmou uma solicitação de concurso do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, com um total de 697 vagas para cargos tanto em nível superior como médio.
Conforme a solicitação, as oportunidades seriam destinadas para as funções de Técnico Administrativo (68 vagas), Técnico em Regulação e em Vigilância Sanitária (48 vagas), Analista Administrativo (68 vagas) e Especialista em Regulação e em Vigilância Sanitária (457 vagas).
A expectativa agora é de que o edital tenha a sua autorização muito em breve. De acordo com dados de pesquisa, uma solicitação para a realização de concurso já havia sido enviada pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, o CAS, no dia 29 de março de 2017. Na ocasião, o mesmo número de vagas já havia sido divulgado, de forma a equilibrar a situação atual.
Atualmente, a Anvisa tem um déficit de 957 vagas, explicado principalmente pelo elevado número de aposentadorias anunciadas recentemente. E esse número tende a aumentar com a reforma da Previdência, já que quem possuir os requisitos para se afastar do trabalho, provavelmente o garantirá nas condições e no momento ideal.
Com isso, a preocupação é de que não haja equilíbrio entre as funções que precisam ser desenvolvidas e o número de pessoas para desempenhá-las, perdendo um grande número de força de conhecimento e de trabalho. Sendo assim, conforme os números divulgados pelo novo certame em tramitação, essa quantidade de oportunidades divulgadas para o concurso ainda não seria o suficiente.
A solicitação do certame da Anvisa foi feito pela atual presidente do Senado Marta Suplicy, do PMDB de São Paulo. Conforme a senadora, a intenção com o concurso é de fortalecer a agência, dando maior segurança ao consumidor brasileiro na hora em que esse procurar algum dos serviços prestados por ela.
Para Suplicy, atualmente a Anvisa é uma das instituições mais presentes e confiáveis no segmento dos remédios, por exemplo. Em termos da importância na saúde pública e de demanda para o povo brasileiro, seria feito, portanto, um documento que pediria pelo concurso, encaminhando-o ao Planejamento.
O último concurso da Anvisa ocorreu no ano de 2013, quando foram divulgadas 314 oportunidades. Desse total, 186 foram para o ensino superior (especialista em regulação e vigilância sanitária e analista administrativo) e 128 para ensino médio (técnico administrativo e técnico em regulação e em vigilância sanitária).
A organização foi feita pelo Cetro Concursos. As oportunidades foram destinadas para diversas cidades, como: Aracaju (SE), São Paulo (SP), Belém (PA), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Macapá (AP), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Rio Branco (AC), Salvador (BA), Teresina (PI), Vitória (ES) e São Luís (MA).
E em 2016, foi realizado um concurso voltado para vagas em nível médio. O certame contou com 78 oportunidades para a função de Técnico Administrativo.
Desse quantitativo de vagas que foram oferecidas, 4 foram reservadas para pessoas que possuíam alguma necessidade especial. Além disso, outras 16 foram destinadas para candidatos que se declararam pardos ou negros.
A organização do concurso ficou a cargo do Cebraspe, também conhecido pelo antigo nome de Cespe.
Criada no ano de 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma autarquia que funciona sob um regime especial, sem atuação em um setor específico da economia, mas em todos os que são relacionados a serviços e produtos que afetam a saúde e qualidade de vida da população brasileira.
Por isso a sua importância na vida do consumidor. Ela garante os direitos e representa o cidadão, agindo em seu favor.
Por Kellen Kunz
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
E a pergunta que eu ia fazer, mas apertei o Post Comment antes. Qual a visão dele dos CAC´s e de regulação de PCE ? Se puder responder eu agradeço.